Artigo

Pesquisadores do LEM começam a traduzir obras de mitologia escandinava medieval

19 de Janeiro de 2018 às 10:34
A Editora Vozes, a mais antiga e uma das mais prestigiadas editoras brasileiras, entrou em contato com os professores e pesquisadores Lukas Grzybowski (UEL) e Renan Birro (UNIFAP) para traduzir duas obras usadas com frequência pelos pesquisadores brasileiros.

A primeira delas é a obra Norse Mythology: a guide to the gods, heroes, rituals, and beliefs, de John Lindow (professor da University of California at Berkeley). O título, publicado pelo renomado selo da Oxford University Press em 2002, é um guia de personagens, mitos, rituais e crenças escandinavas no período medieval. John Lindow, por sua vez, é um renomado escandinavista com publicações em editoras americanas, canadense e europeias.

O segundo livro intitula-se Myths of the Pagan North: the gods of the Norsemen de Christopher Abram (professor associado da University of Notre Dame, EUA). De forma didática e erudita, Abram oferece um amplo panorama teórico-metodológico para trabalhar os mitos escandinavos sob vários vieses, a saber, utilizando a cultura material, a cultura visual, a poesia escáldica, a poesia éddica e as sagas.

Os trabalhos de tradução tiveram início no fim de Dezembro e devem se estender pelo primeiro semestre de 2018. Com esses títulos, o LEM manifesta sua vocação e preocupação em colocar os interessados na Escandinávia medieval em contato com referências estrangeiras de destaque, tal como aumentar o leque de opções bibliográficas sobre o tema; mesmo que o campo tenha crescido no Brasil, ainda temos poucas obras traduzidas e títulos de maneira abrangente em Língua Portuguesa.

A parceria ainda demonstra a respeitabilidade do LEM diante da comunidade científica, uma vez que a Vozes conta com um destacado conselho editorial e recentemente tem se empenhado em publicar obras sobre o período medieval. Ademais, a editora é famosa e uma das poucas a publicar traduções de autores relevantes para o estudo da Idade Média, como Agostinho de Hipona e Marsílio de Pádua.