Artigo

O LEM lança oficialmente sua biblioteca virtual

9 de Maio de 2018 às 20:09
O grupo de pesquisa Leituras da Escandinávia Medieval (LEM) lança oficialmente sua biblioteca digital, batizada de Liber. Após aproximadamente oito meses de trabalho de digitalização, pós-processamento, catalogação e criação de uma plataforma de visualização adequada do material, o LEM liberou o acervo inicialmente para os alpha testers, grupo restrito composto pelos pesquisadores atuais. Essa medida pretende testar a plataforma de diversas maneiras: verificar problemas de visualização, renderização e velocidade de acesso, eventuais erros no site e no sistema de login etc.

Atualmente o catálogo inclui pouco mais de cinquenta obras, com especial destaque para as edições críticas das sagas islandesas, dos poemas éddicos e do Heimskringla. Há também edições utilizadas de algumas sagas de santos islandeses e da Þiðreks saga af Bern. Outrossim, foram selecionados tanto livros clássicos quanto obras publicadas nos últimos anos para inclusão inicial.

A partir de 20 de Junho de 2018, a biblioteca Liber ficará disponível também para beta testers, o que envolverá o primeiro grupo e os estudantes-pesquisadores do LEM. Até o fim desse período, que vai até Julho, novas obras serão incluídas semanalmente.

Por fim, de 01 de Agosto em diante, nosso acervo será disponibilizada para os pesquisadores do grupo, estudantes-pesquisadores e pesquisadores associados - estes últimos mediante requisição.

Com esse esforço, o LEM flerta cada vez mais com as Humanidades digitais e propicia aos seus membros e parceiro um acervo compartilhado extremamente qualificado, de acesso fácil e multiplataforma.